terça-feira, março 20, 2007

Visita dos Compadres de Estremoz



Almoço de Dezembro e entrega das novas Bandeiras








FOTOS DO CONGRESSO EM JOHANNESBURG







1-COM O PRESIDENTE CALDEIRA, DA ACADEMIA-MÃE,  NA ENTREGA DO PRESENTE DA ACADEMIA DE NITERÓI.
2-NO CHURRASCO DE DESPEDIDA COM OS COMPADRES DO ESTORIL, JOAO MONTENEGRO E CARLOS MAFRA, COMADRES LEONOR, ISABEL, WILMA E EU COMPADRE PEIXE.
3-NA NOITE DA FESTA DE GALA O COMPADRE CESAR DE PINA PRESIDENTE DA ACADEMIA DO PORTO COM UMA CANTORA FAMOSA DA AFRICA DO SUL
4-DANÇARINOS ÍNDIGENAS DAS MINAS DE OURO EM DEMONSTRAÇÃO NO PASSEIO DAS COMADRES.
5-COMPADRE CESAR DE PINA NO MOMENTO DA ENTREGA DA COLETA EFETUADA  PARA A "OPERAÇÃO AMILCAR" VALOR ESSE QUE EU FUI PORTADOR E FIZ ENTREGA .
6-MURAL DE AZULEJOS NO ANTIGO BAIRRO SOWETO , FAMOSO BAIRRO DE NEGROS EM JOHANNESBURGO , HOJE ATRAÇÃO  TURISTICA .
COM UM ABRAÇO,
COMPADRE JOAO PEIXE
 

domingo, março 18, 2007

O Cartão de Cidadão, que substitui o Bilhete de Identidade

Cartão do Cidadão será emitido em todo o país até final de 2008

O documento que substitui o Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde permitirá a identificação electrónica

O Cartão de Cidadão, que substitui o Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde, vai ser emitido em todo o país até finais de 2008, disse hoje à Lusa fonte ligada ao projecto. O cartão começará a ser emitido a 14 de Fevereiro nos postos de atendimento da ilha do Faial, Açores, e deverá abranger todo o território nacional até final de 2008", referiu à Agência Lusa João Ramos, adjunto da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (UCMA).

Depois de concluído o processo em Portugal, os postos consulares portugueses no estrangeiro vão poder começar, por seu lado, a receber pedidos de emissão do novo documento, acrescentou.

O custo do novo documento de identificação, ainda por definir, deverá, segundo João Ramos, oscilar entre os 10 e 15 euros.

O Bilhete de Identidade custa actualmente 7,05 euros, a que se soma o preço das certidões necessárias que, no caso da certidão de nascimento para a primeira emissão do BI, é de 8 euros.

A emissão de cartões de contribuinte, Segurança Social e Saúde não têm custos para os utentes.

O tempo de espera pelo novo cartão será de cerca de cinco dias úteis, mas o documento pode ser obtido no próprio dia, em casos urgentes.

O cartão, cuja legislação foi publicada segunda-feira em Diário da República, permitirá ao cidadão, para além da identificação presencial, a identificação e autenticação electrónica.

Tornará possível ao titular, através da Internet, por exemplo, solicitar à Segurança Social que envie determinado documento ao Fisco ou vice-versa.

O Cartão de Cidadão terá como elementos de identificação visíveis o nome, apelidos, filiação, nacionalidade, data de nascimento, sexo, altura, fotografia, assinatura e os quatro números de identificação actualmente existentes.

A ideia de criação de um número único do cidadão ou uma base de dados única dos vários serviços públicos, avançada durante o debate que precedeu a aprovação da lei e que era uma promessa eleitoral do PS, foi afastada por ser inconstitucional.

O cartão é obrigatório para todos os cidadãos portugueses residentes em Portugal e no estrangeiro a partir dos seis anos de idade, ou logo que a sua apresentação seja exigida por qualquer serviço público, e facultativo para os brasileiros ao abrigo do estatuto geral de igualdade de direitos.

O documento poderá ser pedido nos serviços responsáveis pela identificação civil, nas conservatórias do Registo Civil e nas Lojas do Cidadão.

Mensagem aos amigos da "Comadre" Labouré Lima



Caros "Compadres e comadres",

quero lhes dizer da imensa saudade em postar as mensagens da Academia do Bacalhau de Niterói, nesse blog.

Começamos o ano fazendo um lindo cruzeiro pelas praias do nordeste, à bordo do Navio Costa Fortuna, no mês de Janeiro. Uma viagem perfeita! Entretanto, ao retornar da viagem, enfrentei momentos críticos que me fizeram caminhar apoiada por numa bengala. Vejam só como é a vida!

Desejo explicar que a razão da minha ausência foi uma crise de coluna que se complicou devido as fortes dores do nervo ciático. E, por isso fiquei afastada do convívio dos amigos e de muitas coisas das quais gosto de participar. Foram dias bastante difíceis que felizmente estamos deixando para trás. Nesse período, tornaram-se impraticáveis as caminhadas matinais pela orla da Praia do Forte do Imbuhy, em Niterói, como sempre acontece nos finais de semana, onde acompanho o "Compadre" Tomaz Lima. E, além disso, acatando ordens médicas, precisei me afastar do computador por um tempo. Felizmente estou fazendo progressos nas sessões de acumputura. Imaginem que coisa curiosa é o estado de dor aguda! Sempre receei o tratamento com acumputura por causa das agulhas. E hoje, posso revelar que sei o quanto as agulhinas da acumputura são mágicas! Abaixo de Deus, esse tratamento está me livrando das dores e ajudando a vencer a crise. Por esse motivo não posso permanecer muito tempo na posição sentada pressionando o nervo da coxa. Mas, estou animada e retomando o trabalho com calma. O pior passou!

A partir dessa postagem, dentro do possível, procurarei atender ao nosso Compadre Presidente João Peixe e, atualizar publicando as várias fotos, já reservadas para compartilhar com todos os compadres e leitores do nosso blog.

Aguardem para ver nas próximas postagens:
fotos do último Congresso em Johannesburg;
visita dos Compadres de Estremoz ao Rio de Janeiro;
almoço de Natal da Academia do Bacalhau de Niterói;
almoço de Natal da Academia do Bacalhau de Teresóplis;
primeiro jantar do ano realizado em Teresópolis
e mais novidades que nos chegam a todo momento.

Com as melhores saudações aos Compadres e Comadres, cá estamos!

"um Gavião de Penacho"

Comadre Labouré Lima
Direção Cultural da Academia do Bacalhau de Niterói